F8A Consult

GOVERNANÇA DOS INVESTIMENTOS – PROTEÇÃO E TRANSPARÊNCIA AOS STAKEHOLDERS

O estudo da governança corporativa está diretamente vinculado à atividade de monitoramento. Jensen e Meckling (1976) desenvolveram um postulado teórico que trata dos conflitos de interesses naturalmente existentes nas relações entre acionistas, gestores e stakeholders, na medida em que ocorre a separação entre a propriedade e controle.

A adoção de melhores práticas de governança, considerando o porte e características do investidor, é o caminho mais seguro para evitar situações e resultados não desejados.

Dado o exposto e caracterizando o investidor como principal e o gestor de recursos como agente, apresentamos as práticas recomendadas para uma Governança Eficaz nos Investimentos.

Consideramos fundamental o investidor desenvolver uma Política de Investimentos que trate objetivamente os principais aspectos relacionados aos títulos e valores mobiliários disponíveis para investimentos, especialmente:

  1. Modelagem da estrutura de investimentos e respectivos documentos;
  2. Requisitos mínimos relativos a segurança, rentabilidade, solvência,liquidez e transparência dos investimentos;
  3. Normas de conduta, ética e dever de fidúcia no melhor interesse do(s) principal(is);
  4. Política de Gestão de Riscos: de crédito, de mercado, de liquidez,operacional, legal, sistêmico, stop loss, testes de stress;
  5. Política de Segregação de Funções: gestão (interna, externa, híbrida),administração, controladoria , custódia e demais prestadores de serviços.

A sua empresa possui uma boa Governança dos Investimentos ?

Conheça a nossa proposta para que o Brasil tenha uma maior profissionalização da gestão e supervisão dos investimentos de milhares de famílias que são realizados através dos Fundos de Pensão.

Proteção e Transparência aos participantes de fundos de pensão